0

Ela..

Posted by Aline Zamboti on 11:49
Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras.
Sou irritável e firo facilmente.
Também sou muito calmo e perdôo logo.
Não esqueço nunca.
Mas há poucas coisas de que eu me lembre.

Clarice Lispector

|
0

Simples Desejo

Posted by Aline Zamboti on 22:57


Que tal abrir a porta do dia,dia
Entrar sem pedir licença
Sem parar pra pensar,
Pensar em nada…

Legal ficar sorrindo à toa,toa
Sorrir pra qualquer pessoa
Andar sem rumo na rua

Pra viver e pra ver
Não é preciso muito
Atenção, a lição
Está em cada gesto
Tá no mar, tá no ar
No brilho dos seus olhos
Eu não quero tudo de uma vez
Eu só tenho um simples desejo

Hoje eu só quero que o dia termine bem
Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

Luciana Mello

|
0

A língua

Posted by Aline Zamboti on 10:03 in , , , , , ,
Gostaria de falar esta semana sobre a língua.

Do ponto de vista de Deus, a língua pode ser vista como um instrumento que Ele nos deu para, através das nossas palavras, difundirmos o bem à nossa volta. Assim, surgem as palavras:
- de amor;
- de consolo;
- de ânimo;
- de encorajamento;
- de afeto;
- de ajuda, etc, etc.

No entanto, como bem sabemos, nem sempre as palavras que saem da nossa boca são para difundir o bem à nossa volta. É neste sentido que o apóstolo São Tiago diz que “a língua é um fogo..., e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida” (Tg 3, 6). E, mais adiante, diz que a língua, em não poucas ocasiões, é “um mal irrequieto, cheia de veneno mortífero” (Tg 3, 8).

É neste sentido que se pode dizer que há tantas línguas más quanto se pode imaginar. Há a língua:
- venenosa, que instiga o mal por onde passa;
- felina, que fere os outros sem piedade e consideração;
- afiada, que expõe à público as misérias alheias;
- azeda, que exala por todos os lados bafos de pessimismos;
- mentirosa, que vive espalhando inverdades para todos os lados, etc, etc.

Quanto se ressente o relacionamento humano com estas línguas destruidoras!!! Que maravilha seria se da nossa boca só saíssem palavras de amor, de sabedoria, de encorajamento, de ânimo, etc!!!

Façamos o propósito de eliminar toda língua destrutiva da nossa vida. Como dizia São Josemaria, “Não faças crítica negativa; quando não puderes louvar, cala-te" (Caminho, n. 443).

Mas alguém poderia dizer: o que fazer na hora da raiva, na hora que dá vontade de dizer "poucas e boas" para alguém que está na nossa frente.

O que recomendo nestas horas é a famosa água milagrosa de São Bento!!!

Certo dia uma senhora pediu a um sacerdote o que ela podia fazer para não “soltar os cachorros” quando o seu marido chegava tarde do trabalho. O bom sacerdote disse que tinha uma solução para ela: é a fantástica e milagrosa água de S. Bento. A senhora ficou toda curiosa e queria logo conhecer esta água. O bom sacerdote trouxe o vidrinho e lhe ensinou o que devia fazer. É muito simples: quando o seu marido estiver colocando o carro na garagem, a senhora pega o vidrinho com a milagrosa água de S. Bento e ponha uma boa quantidade na boca mas não engula! Receba simpaticamente o seu marido, ouça o que ele tem para dizer, mas não engula a água até que o seu marido não esteja mais na sua frente. Não é preciso dizer que a senhora voltou radiante na semana seguinte e foi pedir mais vidrinhos desta água milagrosa. No entanto, ficou toda desapontada quando o sacerdote lhe disse que podia pegar a água da sua própria torneira.

Este é um exercício que devemos fazer muitas e muitas vezes na nossa vida: segurá-la. Segurá-la heroicamente. Falar de um modo delicado, pois não podemos deixar de falar as coisas que estão erradas, mas só na hora que passou a raiva. Se fizermos isto, e se nos esforçarmos para eliminar toda língua venenosa, toda língua afiada e azeda, muitos lares deixarão de ser destruídos, muitos relacionamentos deixarão de ser abalados, muita paz reinará ao nosso redor.

Neste sentido podemos dizer com toda a segurança: cuide da tua língua e a paz reinará na tua vida!!!

Pe. Paulo Monteiro Ramalho


|

Copyright © 2009 Depois do Dois All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates