0

Efêmera vida

Posted by Aline Zamboti on 03:08 in , , , ,

Tenho medo da efêmera vida. Tudo passa tão depressa mesmo que demore anos. As pessoas se vão e permanecem presentes, estando elas vivas ou não.

Muitas nos acompanham por toda a eternidade sem que consigamos entender o motivo de tanta força existente nesses laços, mesmo que detalhes pouco ou muito importantes da vida venham a nos manter distantes fisicamente.

Quebramos promessas, fazemos outras tantas, sofremos por motivos diferentes, choramos por razões ocultas. Mas, as afinidades nos mantém unidos por meio do amor incondicional que Deus proporcionou a até um mísero ser humano.

Nada sabemos sobre o que vem depois, não temos ideia do que pode nos acontecer amanhã, pouco nos passa pela percepção o caminho que nossas vidas vão tomar, mesmo que tenhamos sonhos a alimentar; aliás, eles devem sempre existir. São eles que nos mantém vivos. Só não sonha quem já morreu e morre mais depressa quem deixa de sonhar.

É fácil manter pessoas próximas de nós com a simples palavra “ainda”: “ainda te amo”, “ainda penso em você”, “ainda te quero”… o difícil é provar que isso é verdadeiro ou se desapegar do costume do ‘ainda’.

O problema do “ainda” é que ele é incerto e, por ser incerto, te faz ficar preso a uma ilusão. E o pior de tudo isso é que você, muitas vezes, adia a vivência de algo que poderia ser uma realidade emocionante de se viver enquanto se está vivo pelo simples medo de arriscar. Você adia aventuras sem igual de sentimentos reais, os quais podem nunca serem vividos, já que o dia de amanhã está fora de nosso alcance.

Aqui nesse planeta chamado Terra, nada é eterno. As pessoas nos deixam, muitas vezes, sem imaginarem o quanto nos apegamos a elas – conscientes ou não. É…a palavra que resume tudo isso é o “apego”. Nos apegamos ao mínimo e fazemos drama; nos apegamos ao que para nós é importante e deixamos de compreender que existe um ciclo na vida que sempre nos leva para onde realmente pertencemos. E a Terra…bem, a Terra é apenas um lugar onde estamos de passagem. É uma preparação para a eternidade e, por ser uma preparação, nem sempre passamos de ano e, por isso, muitas vezes ficamos de “dependência”, como dizem os estudantes. A vida é uma escola, e sua complexidade eterna, só tende a nos formar nessa aventura maravilhosa de se arriscar para ser livre e simplesmente viver tudo o que se apresenta para nós como bom.

O desapego é apenas uma lição dentre muitas outras que temos para aprender nessa estrada recheada de pedras de inúmeros tamanhos.

E é justamente por ser efêmera e incerta que a vida se chama Vida. É para ser vivida no agora, no hoje, neste instante; fazendo tudo com o cuidado de não se arrepender e, por esse motivo, fazendo tudo com o sentimento da vontade. A vida é simples, nós é que a complicamos com nossa falta de experiência, nossa pouca maturidade espiritual e nossa falta de prática do Desapego. É “simples” assim, e todos têm medo de chegar no fim e descobrir não terem feito tudo o que podiam.


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Depois do Dois All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates